segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ressaca derruba tradicional escola de surf de Garopaba

O mês de maio continua intenso aqui em Garopaba. Depois de toda a chuva, das ressacas e das ossadas de baleia que apareceram na praia, hoje tivemos a queda de uma das maiores e mais tradicionais escolas de surf do país, a Vento Sul. A estrutura acabou caindo devido a intensidade das ondas que bateram sem parar no paredão de pedras até que a escola não aguentou mais e caiu.

A Escola de Surf Vento Sul foi palco de muitos eventos esportivos, de Projetos Sociais e local de disseminação de conhecimento e informação. Mais de 4.000 pessoas aprenderam a surfar na Vento Sul, um dos mais badalados pontos da Praia Central de Garopaba. Ver a escola de surf cair, ver a placa da escola ir até o outside, pegar uma onda e voltar denovo em direção a praia, tudo isso assustou bastante e nos fez refletir sobre a força e a proximidade do mar.

As ondas batiam com força no muro da Vento Sul desde a manhã da segunda-feira. Perto do meio dia, a estrutura da escola começou a estalar. As três da tarde, o mirante da escola se desprendeu e inclinou em direção ao mar. Logo depois foi o telhado do bar caiu. A cena triste durou até as 19:30 quando a casa literalmente caiu.

Força ao pessoal da Vento Sul. A comunidade entende a grandeza da escola e a sua importância na história da cidade e na história de muitas crianças e famílias de todo o Brasil, e até do exterior, que aprenderam a surfar com as aulas da Vento Sul e do Professor Chico Prieto.

As ondas quebravam bem próximas da praia, quase em cima do muro.
Grandes buracos foram abertos pela força das ondas e os gramados e as dunas da Praia Central foram afetados.
Marcelo Prieto fotografando a queda da escola

Primeiro desprendeu o mirante da escola...
...depois o teto do Açaí despencou...





As 19:00hs a Escola não aguentou mais a força do mar e acabou caindo, para a tristeza geral da comunidade de Garopaba.



Um comentário: