domingo, 30 de maio de 2010

Ressaca o mar revela antigo cemitério de baleias


A sequência de 05 ressacas que atingiram o litoral catarinense durante os meses de abril e maio, mexeu com as areias e com a história de Garopaba, ao revelar um verdadeiro cemitério de baleias no centro da Praia Central de Garopaba. Desenterradas pelas fortes ondas de maio, cerca de 10 carcaças de baleia apareceram na beira da praia, causando a admiração de todos.

Segundo pescadores antigos, muitas famílias nem lembravam mais dessas baleias. “Antigamente mal dava para vir à praia, tamanho o fedor de baleia morta”, dizia o pescador Paulinho. Muitas baleias foram mortas aqui na cidade até a década de 70, quando felizmente foi decretada a proibição da caça à baleia,. Hoje Garopaba é uma cidade referência para quem busca acompanhar a Baleia Franca, espécie que procura nossas águas para o acasalamento e a amamentação dos filhotes que aqui nascem. As ossadas que hoje apareceram, me fizeram pensar na quantidade de baleias que foram mortas aqui nas praias de Garopaba.



Algumas ossadas, como essas da foto, foram retiradas do mar e estão sob o calçadão. Outras tantas ainda estão dentro d’água.

A foto acima foi tirada pelo Sérgio Saraiva, do GaropabaOnLine, no momento em que as cabeças de baleia apareceram na praia.
http://www.garopabaonline.com.br/cn_notgrb/notgrb_principal.php?codigo=1028









Nenhum comentário:

Postar um comentário