segunda-feira, 11 de junho de 2012

Prefiro ver a Lua

Nessa quarta-feira, dia 13 de junho, haverá uma audiência pública para discutir  o poder do Conselho de Desenvolvimento Urbano da cidade. Ao que parece,  estão mais uma vez, tentando aprovar o Projeto 078, que libera a construção de prédios com mais de três andares em Garopaba. Mesmo que essa liberação seja contra a vontade do povo e a favor de interesses próprios, há os que lutam pela idéia.

Todos já sabemos onde essa história vai dar: Mais prédios, mais trânsito, mais poluição, mais insegurança, menos vista, menos natureza e menos tranquilidade. Quem veio de  cidades grandes ou urbanas para morar em Garopaba sabe como é viver em uma "selva de pedras". E fugiu da poluição e da insegurança para poder ficar em contato com a natureza. Esse é o grande charme e o grande apelo de Garopaba.

Nossa cidade não tem ainda um único sinal de trânsito e nem esgoto. Precisamos de prédios? Precisamos aumentar nossa cidade verticalmente? Ou isso é só interesse de quem construtora e de quem quer aumentar o arrecadamento de IPTU?

Garopaba é uma das poucas cidades do Brasil que tem esse conceito de cidade ecológica, de belezas naturais quase intocadas e sem o maldito stress, tão comum no dia-a-dia de quase todas as cidades do país. Nosso turista busca exatamente essa experiência. Enquanto mantivermos esse conceito, Garopaba continuará sendo uma das poucas opções turísticas para esse perfil de turista.

Eu prefiro minha cidade livre dos prédios. Prefiro abrir a janela e ver a lua nascer, ver o pôr do sol e a natureza exuberante cercando e protegendo a nossa Garopaba. Se você ama essa cidade e quer que ela continue pacata, limpa e que tenha com um desenvolvimento sustentável, planejado e controlado, fique de olhos bem abertos. 

Nessa quarta-feira, dia 13 de junho, na Escola do Pinguirito, nossos queridos governantes (prefeito, vereadores e secretarios) vão novamente tentar a liberação de prédios em Garopaba, o tal projeto 078. Compareça e faça valer os seus direitos de cidadão. A nossa cidade agradece.

Enquanto os prédios não chegam para atrapalhar a nossa vista, deixo com vocês duas fotos feitas essa semana aqui na minha janela, onde o nascer da lua atrás do Morro da Silveira proporciona momentos de rara beleza. Aqui somos todos 100% contra os prédios e a favor da natureza.



Um comentário: