terça-feira, 5 de junho de 2012

Cia Pé de Vento Teatro se apresenta nesta quarta-feira (06) em Garopaba


O grupo estará na próxima quarta-feira (06), na Praça 21 de Abril, caso as condições climáticas não sejam favoráveis será transferido para o Ginásio Municipal de Garopaba; às 10 h e 14h30. A Cia Pé de Vento Teatro junto com a personagem “Dona Bilica” estará no mês de junho em turnê por seis cidades do litoral de Santa Catarina, com o projeto itinerante: DONA BILICA E CONVIDADOS.
O projeto que já existe na capital há quatro edições, agora vai circular por 06 municípios do litoral de Santa Catarina com influência cultural da colonização açoriana, e com populações de no máximo 20.000 habitantes.  O intuito do projeto é levar as apresentações para as cidades que têm pouco acesso à cultura, e de resgatar os valores e manifestações de nossa cultura de base açoriana. Trazer para o público a riqueza da oralidade, do artesanato e do jeito de viver, pensar e falar dos antigos moradores do litoral de SC.

AS APRESENTAÇÕES
As apresentações do projeto são totalmente gratuitas, sempre em um local ao ar livre (praça, campo ou rua) para a população em geral, e para as crianças da rede pública de ensino presentes no município. Serão realizadas 02 apresentações em cada um dos municípios contemplados, uma no período matutino e uma no período vespertino, totalizando 12 apresentações.

SOBRE O ESPETÁCULO
Em cena a atriz Vanderléia Will interpreta a lavadeira, rendeira e benzedeira Dona Bilica, uma típica manezinha da ilha que sai de sua casa na Barra da Lagoa, para contar causos e estórias antigas. Na cena com ela estão duas artesãs tradicionais: a oleira Tânia, que faz peças de barro num torno tradicional – manual de madeira; e a rendeira Dona Noêmia que ao vivo tecerá peças de renda de bilro; logo para musicar o espetáculo Dona Bilica conta com a participação do grupo folclórico de Boi de Mamão de Jurerê, resgatando importantes cantigas e brincadeiras da infância, com bonecos (Cavalinho, Boi de Mamão, Maricota, Bernunça), e danças populares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário