quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Quaresmeira Roxa é a árvore símbolo de Garopaba



A Quaresmeira Roxa é oficialmente a árvore símbolo de Garopaba. Com floração abundante e colorida, a espécie foi escolhida desde que o Projeto de Lei (037/2009, de autoria do vereador Targino Henrique de Souza, foi aprovado por unanimidade e sancionado em lei municipal.

CARACTERÍSTICAS

A quaresmeira (Tibouchina granulosa) é uma árvore brasileira pioneira, da Mata Atlântica. Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril, e também em junho-agosto. Além da variedade com flores roxas há a de flores rosadas (variedade Kathleen).

Com tamanhos que variam dos 8 aos 12 m de altura, com tronco de 30-40 cm de diâmetro.
É perenifólia, ou seja, apresenta folhas o ano inteiro, seu fruto é incomestível, marrom e arrendondado e mede menos de 12 mm. Amadurece de junho a agosto, e em abril-maio.

Grande parte das tibouchinas são bastante requisitadas pelo paisagismo, por sua beleza. Seu porte baixo permite que seja plantada em calçadas estreitas, e sob a rede elétrica. Por ser planta rústica suporta clima seco e quente, e solos pobres. Pelo mesmo motivo é usada na revegetação de áreas degradadas. É considerada por especialistas a Tibouchina mais fácil de ser cultivada.


Plante você também a Quaresmeira Roxa no seu jardim e nos passeios da cidade.
Os turistas certamente ficarão encantados com a nossa árvore símobolo e com a Garopaba repleta de flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário