A Praia Central de Garopaba (SC) recebeu dois belos eventos nesse domingo, 27 de fevereiro. O Vento Sul Stand Up Festival, evento festivo da modalidade stand up paddle e o V Garopaba Open Surf For Kids.
O dia começou nublado e com a água muito gelada, mas aos poucos o clima festivo dos dois eventos e a integração entre os jovens surfistas SUB 15 e os experientes atletas do Stand Up Paddle, proporcionaram belos momentos na Praia da Garopaba. Pais e filhos brincaram e competiram em ondas bem pequenas, mas perfeitinhas em frente a Vento Sul.
As competições iniciaram com os pequenos surfistas da categoria SUB-08, que divertiram a todos mostrando muita atitude e intimidade com as ondas. Destaque para Walley Guimarães, o vencedor da categoria, que impressionou os juízes com suas manobras. Outro destaque vai para Kaléo Oliveira, vencedor do Garopaba Open 2008 e 2009, que também surfou muito bem. E destaque também para a Tainá Hinckel, filha do lendário surfista Caxote, da Guarda do Embaú (SC). Esses pequeninos surfistas deixaram muita gente impressionada com seu talento. “Esses 3 surfistas merecem todo apoio e incentivo, pois certamente poderão se tornar excelentes atletas profissionais, com carreira e futuro no esporte”. Diz Chico Prieto, o organizador do evento.
A categoria SUB-12 foi outra categoria que impressionou os juízes. As ondas pequenas da Praia da Garopaba deixaram a molecada a vontade para arriscar suas manobras. Giovani Picaski foi o grande destaque. Na final Giovani pegou uma ótima onda para a esquerda e mandou 3 manobras muito bem executadas. Teve juiz dando nota acima de 9!! Com uma boa escolha de ondas e um surf limpo e manobras bem definidas, o pequeno Giovani venceu a SUB-12. Guilherme de Lima e Gabiel Kalany pegaram ótimas ondas durante todo o evento e também participaram do podium.
Na categoria SUB-15 valeu a experiência dos locais de Garopaba. O pequeno Pepê, local da Praia da Ferrugem, e Dudu Moraes, surfista local da Praia da Garopaba, foram passando fácil todas as suas baterias e fizeram um belo confronto na final. Quem se deu melhor foi o Pepê, que virou a bateria no finalzinho e se tornou o grande campeão do V Garopaba Open Surf.
Trabalhar com as crianças e oferecer esse evento, sempre festivo e de total integração entre as famílias e o surf, onde o clima descontraído e a iniciação nas competições de surf, traz uma satisfação enorme aqui pra gente da Vento Sul. Estamos ensinando o surf há mais de 15 anos e ver essa molecada se divertindo e surfando bem, paga todo o investimento e toda a correria que um evento desses traz. Foi bom demais fazer esse evento e a gente espera que essa molecada toda continue se dedicando. As crianças são o futuro do nosso esporte. E pelo que vimos aqui, algumas delas vão dar muito trabalho nos circuitos regionais e nacionais” - Chico Prieto o organizador do evento.
Outra competição que movimentou a Praia de Garopaba foi o VENTO SUL STAND UP FESTIVAL. A primeira prova do evento foi o SUP CROSS, prova de percurso, onde os atletas saíram remando da frente da escola de surf Vento Sul, passaram por uma bóia de sinalização, remaram em direção ao Costão da Vigia e retornaram à Vento Sul, um percurso de aproximadamente 4 kms realizada dentro da baía da Garopaba. O gaúcho radicado em Florianópolis Beto Vincentin remou mais rápido e venceu a primeira prova do dia com 27 minutos e 24 segundos.
Na categoria Stand Up Expression Session, a melhor manobra é que seria a premiada, priorizando o surf radical e as manobras mais fortes e expressivas a bordo do Stand Up Paddle. A bateria foi composta por 10 atletas que foram pra água pegando todas as ondas que apareceram pela frente. Guilherme Viana surpreendeu a todos com um stand up surf forte e de manobras modernas. Mandando uma forte rasgada na junção Guilherme Viana levou o título da Expression Session. Em segundo lugar ficou Beto Vicentin, que mandou uma batida de frontside bastante radical, e em terceiro ficou o Zebola, também com uma batida de frontside.
Ambos os eventos fizeram de um domingo nublado, com vento frio e chuva fina, um dia muito bacana, cheio de torcida, de emoções e também com muitas competições. As crianças, bem pequeninhas e já surfando muito, a galera do Stand Up remando e pegando onda aqui na nossa Praia da Garoapaba, e toda a interação e integração em torno do esporte, da família e da natureza, fizeram do domingo um dia muito especial para todos os envolvidos.
Os eventos tiveram o patrocínio da Escola de Surf Vento Sul, da Mormaii, da Prefeitura Municipal de Garopaba e o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Turismo de Garopaba, daV8 Comunicação Visual, Art in Surf, Dragon e Qualyvida. Sem esse apoio, a realização deste evento não seria possível.
RESULTADOS
SUB 08
1° Walley Guimarães
2° Kaléo Oliveira
3° Tainá Hinckel
4° Swell Henrique
SUB 12
1° Giovani Picaski
2° Guilherme de Lima
3° Gabriel Kalany
4° Jhonatan Macedo
SUB 15
1° Pepê da Ferrugem
2° Carlos “Dudu” Eduardo
3° Nicolas Mallet
4° Thomaz Muller
SUP CROSS
1° Beto Vincentin ( 27’25’’)
2° Adriano Lima de Souza (28’29’’’)
3° Felipe Goettems (29’00”)
4° Marcio Meira (29’24’’)
5° Marcelo Prieto (31’10’’)
6° André Torelly (32’20’’)
7° Fabio Appel (32’45’’)
8° Marco Giorgi (34’40’’)
9° André Larréa (35’30’’)
STAND UP EXPRESSION SESSION
1° Guilherme Viana
2° Roberto Vincentin
3° Zebola
Escola de Surf Vento Sul, o palco do evento
Marco Giorgi, surfista profissionak, Dadá Souza e Gustavo Misurelli, juízes em ação
Guerreiras do Stand Up. Encararam a remada de 5kms e a água gelada
Tainá Hinckel. Sufa muito bem essa pequena
A chuva e o frio não intimidaram a garotada
Largada do SUP CROSS
Beto Vincentin, vencedor do SUP CROSS
Marcelo Prieto, local da Praia da Garopaba e proprietário do complexo Vento Sul
Presença feminina
Schimitão, lenda viva da Praia do Rosa, filmando o evento
Segurança e suporte da Jet Resgate
Beto Vincentin, vencedor do SUP CROSS
Guilherme Viana, vencedor da Stand Up Expression Session
Podium da SUB 08
Walley Guimarães, vencedor da SUB 08
Podium da SUB 12
Giovani Picaski, vencedor da SUB 12
Podium da SUB 15
O Secretário de Turismo de Garopaba, Sr Marcus Israel, entregando a premiação
Pepê, local da Ferrugem, vencedor da SUB 15