domingo, 22 de julho de 2012

Cidade Maravilhosa

Se para você, sair para caminhar e encontrar com duas baleias no final da rua, ou com um filhote de elefante marinho nos pés da igreja da sua cidade, é uma coisa bizarra. Pois saiba que aqui em Garopaba isso tudo é perfeitamente normal. Aliás, Garopaba convive e muito bem com a natureza. Por aqui ecologia, natureza e qualidade de vida não são meros debates em programas de tv. Assim é o cotidiano de Garopaba. assim é a nossa vida.

E que final de semana esse! Sol, baleias, elefante marinho, praia, surf... A nossa Garopaba está mais bela e mais viva do que nunca. 

Há quem pergunte se por aqui não anda muito frio. 
Bem, digamos que o clima por aqui anda bem especial.

 
 
 
 Praia da Garopaba

 
 
 
 
 Um filhote de elefante marinho descansando junto aos barcos de pesca, 
no cantinho da Praia da Garopaba.

 
 Praia do Siriú

 
 
 Baleia Franca na Praia do Siriú. Deram um show, até aparecerem os barcos de observação 
e afugentarem as baleias da praia.

 Dunas do Siriú. Que descida!!


 
Nosso amigo dizendo que pode olhar, mas de longe.

Show das baleias na Praia do Siriú.

 
O pôr-do-sol visto ali do Kimo.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um filhote de elefante marinho em Garopaba

Um filhotão de elefante marinho chegou a Praia Central de Garopaba ao meio-dia dessa quinta-feira, 19 de julho. Aparentemente cansado, ele chegou a praia procurando um lugar para descansar um pouco. Hoje pela manhã o animal estava sonolento e bem tranquilo, enquanto um amontoado de gente ficava olhando o curioso visitante. Segundo as biólogas do IBF, o animal tem em torno de 2 anos e deve ficar mais um tempo descansando na praia.

Quem quiser saber um pouco mais sobre o animal:







 
 



Ondas Grandes na Praia da Silveira


Praias abertas em Santa Catarina!

15 de julho de 2012. O último dia da temporada de pesca da tainha foi duplamente bom para os surfistas catarinenses. Primeiro, porque com o fim da pesca da tainha os surfistas podem novamente ter a liberdade de surfar em todas as praias da região; e depois porque nesse domingo um consistente swell de sudeste encostou na costa catarinense proporcionando boas ondas em muitos dos picos que quebram com vento sul. 

Essa última temporada da tainha infelizmente teve a sua pior safra de todos os tempos. Os pescadores mataram pouquíssimo peixe e, também infelizmente, muitas praias de Santa Catarina passaram dois meses proibidas para o surf (e todos os esportes aquáticos) pra nada.  Os pescadores proibem o surf, porque alegam que os surfistas espantam o peixe. Agora passamos 2 meses com os surfistas fora d´água e podemos ver que não é o surfistas que espanta o peixe, e sim a pesca industrial. Mas enfim, como diz a música, "são coisas da vida".

Hoje, pela primeira vez, se fala na coerente idéia de se implementar um período de defeso da tainha para que a espécie possa se reproduzir e novamente ser uma riqueza para os pescadores artesanais. A idéia é boa, afinal a cada ano temos visto menos tainha em nosso litoral e 2012 foi um ano bem crítico para a pesca artesanal. Se os pescadores adotarem um ano sabático, sem pescar, é bem provável que as tainhas voltem a se reproduzir em grande quantidade.

Mas enfim, por ironia do destino, o último dia da temporada da tainha proporcionou condições épicas aqui na Praia da Silveira. A temporada foi aberta com chave de ouro e com altas ondas para os surfistas locais e turistas.

Leia mais sobre a pesca da tainha aqui: