quarta-feira, 27 de junho de 2012

Garopaba perde o Mormaii Pro Junior para Imbituba

Notícia triste para o surf de Garopaba. O evento Mormaii Pro Junior, seletiva para o mundial da categoria que até hoje sempre aconteceu na Praia da Ferrugem, em Garopaba, agora vai acontecer na Praia da Vila, em Imbituba. A Mormaii bem que tentou, mas dessa vez não houve vontade política para que o evento acontecesse. Garopaba, a antes tão valorizada Capital Catarinense do Surf, hoje perde mais um evento importante. A cidade,que já sediou etapas do WCT, do circuito brasileiro, do circuito catarinense, agora perde também o seu circuito pro junior. Parece que esse esporte tão bonito e que projetou nossa cidade mais do que qualqer outra força turística, hoje está mal administrado aqui em Garopaba. Falta investimento, falta comprometimento, falta reconhecimento para com o surf. 

Segue aqui olink para as matérias das edições anteriores do Mormaii Pro Junior





Aos nossos administradores, dirigentes e interessados, deixo aqui algumas linhas gerais sobre o turismo e surf que seria interessante que todos pudessem ler e entender o quão forte é a economia (e os votos) do surf.

O TURISMO E O SURF

Perto ou longe dos grandes centros urbanos, o certo é que uma onda que entra para o tour pode representar milhões de dólares para qualquer cidade que o receba. E muitas são as cidades que adorariam receber uma etapa do circuito nacional ou mundial para mostrar suas praias e suas ondas para o mundo. Publicidade mundial, quem não gostaria? O surf é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, o número de praticantes só aumenta. O grande boom do surf hoje está na europa. Por lá, em recente pesquisa, o surf foi citado como o esporte que os europeus mais gostariam de experimentar.
"Uma onda perfeita de surf pode ser o motor da economia de uma inteira região. Pequenas localidades que nunca teriam saído do anonimato, que teriam permanecido esquecidas na periferia do mundo, são hoje internacionalmente famosas em todo mundo pelo simples facto de possuírem uma onda perfeita ao fundo da rua. (...) O turismo de surf não é turismo de massa, é turismo sustentável e continuado, é um nicho de mercado sólido e em crescimento." Pedro Adão e Silva no Blog Ondas
São muitos os casos de cidades que se transformaram, se desenvolveram e se tornaram lugares prósperos porque simplesmente tinham ótimas condições de surf. E temos muitos exemplos, de excelentes cidades, que tem o orgulho de ser chamada de Surf City. Cidades como Huntington Beach e Santa Cruz (Califórnia) Jeffrey´s Bay (na África do Sul), Uluwatu (em Bali), Mundaka (Espanha) e as brasileiras Florianópolis (SC), Garopaba (SC), Itacaré (BA) e Saquarema (RJ), Praia da Pipa (RN), Guarda do Embaú (SC), só para citar alguma, são cidades que cresceram preservando a sua identidade e que encontraram um equilíbrio ambiental, sempre protegendo e preservando suas praias e ondas.

Além dos eventos, outra idéia ainda muito pouco exlorada, mas com grande potencial turístico e econômico, os fundos artificiais podem, ao mesmo tempo, criar uma onda com qualidade internacional, aumentar bastante a vida marinha em seu entorno, proteger as casas construídas à beira-mar (já que dissipa a energia das ondas) e ainda injetar milhões de dólares na economia das cidades costeiras, dinheiro que vem do turismo, do crescimento imobiliário, dos gastos no comércio, e com o turismo em si. Todos atrás das ondas e dos peixes.

Em Portugal, por exemplo, o surf é das atividades que apresentam maior índice de prosperidade:
"Rip Curl Pro Search 2009 distinguido pelos Prémios de Turismo de Portugal
Este evento realizado em Peniche e promovido pela Rip Surf e pela Câmara Municipal de Peniche constitui uma étapa, designada “The Search”, do Campeonato do Mundo de Surf- WCT. O Rip Curl Pro Search veio demonstrar o crescente interesse pelos desportos de ondas, bem como reafirmar a excelência das praias e costa portuguesa para a prática e realização de eventos náutico-desportivos.
 
Atento o seu contributo para a afirmação do potencial do Turismo Náutico, o Rip Curl Pro Search 2009, foi distinguido com o Prémio da categoria Eventos no âmbito da 5ª edição dos Prémios Turismo de Portugal.
www.turismodeportugal.pt/premios2009 "
O surf hoje movimenta milhões e milhões de reais, é um dos esportes mais praticados do país e a quantidade de surfistas em cada estado representa um número bem considerável de votos. Nosso esporte já tem tamanho suficiente para começar a lutar, de fato, para a proteção das praias e dos surfistas. É também, plenamente possível, ter sucesso na luta pela segurança e preservação do nosso litoral. Só necessitamos de mentes políticas sensíveis ao potencial do surf, e de agentes políticos que revelem uma visão diferente da miopia dominante, abraçando a causa.
Leia mais sobre o assunto
Sugerimos a leitura dos seguintes links, especialmente a presentes e futuros administradores e secretários de cidades costeiras:


terça-feira, 26 de junho de 2012

Final de semana na Praia da Ferrugem.

Algumas imagens desse final de semana na Praia da Ferrugem (SC). Dias de sol, água verdinha e com boas ondas em toda a região. Pena que, mesmo sem ninguém estar pegando peixe, quase todas as praias da região estão fechadas para a pesca da tainha. Como a Praia da Ferrugem era a única praia de Garopaba que estava aberta para o surf, foi a opção da maioria. Abaixo alguns poucos registros das mais de 200 fotos que saíram desse final de semana.



sábado, 23 de junho de 2012

Prancha de Garrafa PET e boas ondas na Praia da Ferrugem

O surfista e shaper gaúcho Jairo Lumertz passou os últimos 7 anos no Hawaii e agora está se mudando para Garopaba. Criativo e engajado, Jairo apareceu com uma novidade nesse domingo nas areias da Ferrugem: uma prancha de surf feita com a reciclagem de garrafas PET. 

Uma grande idéia para promover a reciclagem e um mundo mais sustentável (e para quem quer descer umas ondas e tá sem grana). 


Veja mais sobre a prancha de garrafas pet aqui:








Enquanto isso a galera pegava boas ondas no canto norte da Ferrugem.Inverno de sol, boas ondas e muito esporte em Garopaba.

 
 
 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Um passeio pelo Siriú

O final de tarde hoje foi fantástico. Sol brilhante, céu limpo e um pôr-do-sol muito bonito. Aproveitando uns momentos livres no final da tarde, fomos até as Praias do Siriú e da Garopaba fazer umas imagens. Assim estão os primeiros dias desse inverno 2012. Com todo respeito ao Rio de Janeiro, mas também temos a nossa Cidade Maravilhosa.


 



 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Caminhada no Centro Histórico

Segunda-feira, 18 de junho. 
Caminhada no Centro Histórico ao final da tarde. Ar puro, cidade tranquila e um ótimo dia de sol. Esse mês de junho vem proporcionando dias bonitos e agradáveis por aqui. Garopaba é vida boa, simples e pura. Morar nessa cidade é um privilégio.


 









segunda-feira, 11 de junho de 2012

Prefiro ver a Lua

Nessa quarta-feira, dia 13 de junho, haverá uma audiência pública para discutir  o poder do Conselho de Desenvolvimento Urbano da cidade. Ao que parece,  estão mais uma vez, tentando aprovar o Projeto 078, que libera a construção de prédios com mais de três andares em Garopaba. Mesmo que essa liberação seja contra a vontade do povo e a favor de interesses próprios, há os que lutam pela idéia.

Todos já sabemos onde essa história vai dar: Mais prédios, mais trânsito, mais poluição, mais insegurança, menos vista, menos natureza e menos tranquilidade. Quem veio de  cidades grandes ou urbanas para morar em Garopaba sabe como é viver em uma "selva de pedras". E fugiu da poluição e da insegurança para poder ficar em contato com a natureza. Esse é o grande charme e o grande apelo de Garopaba.

Nossa cidade não tem ainda um único sinal de trânsito e nem esgoto. Precisamos de prédios? Precisamos aumentar nossa cidade verticalmente? Ou isso é só interesse de quem construtora e de quem quer aumentar o arrecadamento de IPTU?

Garopaba é uma das poucas cidades do Brasil que tem esse conceito de cidade ecológica, de belezas naturais quase intocadas e sem o maldito stress, tão comum no dia-a-dia de quase todas as cidades do país. Nosso turista busca exatamente essa experiência. Enquanto mantivermos esse conceito, Garopaba continuará sendo uma das poucas opções turísticas para esse perfil de turista.

Eu prefiro minha cidade livre dos prédios. Prefiro abrir a janela e ver a lua nascer, ver o pôr do sol e a natureza exuberante cercando e protegendo a nossa Garopaba. Se você ama essa cidade e quer que ela continue pacata, limpa e que tenha com um desenvolvimento sustentável, planejado e controlado, fique de olhos bem abertos. 

Nessa quarta-feira, dia 13 de junho, na Escola do Pinguirito, nossos queridos governantes (prefeito, vereadores e secretarios) vão novamente tentar a liberação de prédios em Garopaba, o tal projeto 078. Compareça e faça valer os seus direitos de cidadão. A nossa cidade agradece.

Enquanto os prédios não chegam para atrapalhar a nossa vista, deixo com vocês duas fotos feitas essa semana aqui na minha janela, onde o nascer da lua atrás do Morro da Silveira proporciona momentos de rara beleza. Aqui somos todos 100% contra os prédios e a favor da natureza.



Noite dos Namorados no Kimo



No Kimo a Noite dos Namorados começa mais gostosa!

O Kimo oferece uma “Sequência dos Apaixonados” que traz Petiscos Afrodisíacos, mais um delicioso Camarão na Moranga e uma sobremesa chamada Delícia Asteca com calda de morangos por apenas R$ 69,00. Esse prato é para duas pessoas, mas para garantir a sequência é necessário fazer antes a sua reserva.

Com ambiente aconchegante, luz de velas, cores e aromas especiais para que o amor seja celebrado,o Kimo oferece ainda, nessa noite especial, o seu cardápio já consagrado e o cardápio de comidas mexicanas. Tudo para que a noite dos casais apaixonados comece da melhor maneira possível.


SOBRE O KIMO
O Kimo Rest´n´bar de Tablas é um espaço diferenciado que reúne a cultura surf, a arte e a culinária latino americana de maneira singular. O objetivo do Kimo, desde 2004, é aguçar sentidos, oferecer boa comida e um clima de aconchego para você desfrutar com quem você mais gosta. A casa é comandada por gente de talento: os proprietários Cristiano e Drica Martins Costa, o Chef João Caetano Puerari e sua esposa Tais.

A decoração simples e rústica é o grande diferencial da casa centenária, que fica localizada na subida para uma das praias mais belas do Brasil, a Praia da Silveira.

Um lugar charmoso e cheio de estilo. Venha conhecer o Kimo, onde capricho e a originalidade produzem uma experiência gastronômica e sensorial única.

+++++++
Kimo Rest´n´bar de Tablas
Esquina KIMO Acesso a Praia do Silveira, 269 (dois meia nove)
Garopaba – Santa Catarina – Brasil
Informações & Reservas: (48) 3254.3939 e 9923.4256
Horário de Funcionamento: Quintas, Sextas e Sábados, das 18h as 00:30h
Faça seu evento no Kimo. O KIMO veste melhor o seu evento! aniversários, formaturas, casamentos, workshops, etc

Para curtir o KIMO também na web é só clicar:
KIMO REST'N'BAR DE TABLAS
Surfe, Arte e Culinária Latino Americana
www.facebook.com/KIMORESTBAR

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Surf Treino ASF

A Associação de Surf da Ferrugem realizou esse final de semana, 2 e 3 de junho, mais um Surf Treino ASF. Aproveitamos o momento para fazer umas filmagens e registrar alguns poucos momentos dessa confraternização em torno do esporte.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Cia Pé de Vento Teatro se apresenta nesta quarta-feira (06) em Garopaba


O grupo estará na próxima quarta-feira (06), na Praça 21 de Abril, caso as condições climáticas não sejam favoráveis será transferido para o Ginásio Municipal de Garopaba; às 10 h e 14h30. A Cia Pé de Vento Teatro junto com a personagem “Dona Bilica” estará no mês de junho em turnê por seis cidades do litoral de Santa Catarina, com o projeto itinerante: DONA BILICA E CONVIDADOS.
O projeto que já existe na capital há quatro edições, agora vai circular por 06 municípios do litoral de Santa Catarina com influência cultural da colonização açoriana, e com populações de no máximo 20.000 habitantes.  O intuito do projeto é levar as apresentações para as cidades que têm pouco acesso à cultura, e de resgatar os valores e manifestações de nossa cultura de base açoriana. Trazer para o público a riqueza da oralidade, do artesanato e do jeito de viver, pensar e falar dos antigos moradores do litoral de SC.

AS APRESENTAÇÕES
As apresentações do projeto são totalmente gratuitas, sempre em um local ao ar livre (praça, campo ou rua) para a população em geral, e para as crianças da rede pública de ensino presentes no município. Serão realizadas 02 apresentações em cada um dos municípios contemplados, uma no período matutino e uma no período vespertino, totalizando 12 apresentações.

SOBRE O ESPETÁCULO
Em cena a atriz Vanderléia Will interpreta a lavadeira, rendeira e benzedeira Dona Bilica, uma típica manezinha da ilha que sai de sua casa na Barra da Lagoa, para contar causos e estórias antigas. Na cena com ela estão duas artesãs tradicionais: a oleira Tânia, que faz peças de barro num torno tradicional – manual de madeira; e a rendeira Dona Noêmia que ao vivo tecerá peças de renda de bilro; logo para musicar o espetáculo Dona Bilica conta com a participação do grupo folclórico de Boi de Mamão de Jurerê, resgatando importantes cantigas e brincadeiras da infância, com bonecos (Cavalinho, Boi de Mamão, Maricota, Bernunça), e danças populares.