segunda-feira, 28 de junho de 2010

Travessia GAROPABA / GUARDA DO EMBAÚ de Stand-Up

Os praticantes de Stand-Up Chico Prieto, da Escola de Surf vento Sul, e Felipe Goettems, de Porto Alegre fizeram uma remada nada fácil agora em junho. Aproveitando o swell e o ventos do quadrante sul, os dois resolveram fazer uma travessia da praia central de Garopaba até a praia da Pinheira, ao lado da Guarda. Uma remada de 16km de remando pelo mar.

Segue os relatos da travessia:

"Era sábado, dia 05 de junho e o vento sul soprava forte. Eu estava em Florianópolis quando liguei para o Chico para conferir as condições: “tá um ventão aqui. Dá para fazer a travessia. Coloquei a minha 12’6 no reck e toquei para Garopaba, só pensando na adrenalina do passeio. Sabia que o mar estava em transformção e ainda não havia subido tudo que iria subir, as previsões de ondas grandes eram para o domingo, somente, o que facilitava, em tese, nossa empreitada.

Cheguei na casa do Chico, na beira da praia de Garopaba depois das 14hs, rapidamente arrumamos nossas coisas, ajeitamos a camera, pegamos água, GPS e fomos para a água correndo, uma vez que os pescadores estavam na praia e proibiam a entrada na água devido a pesca da Tainha.

Entramos na água 14h40, deixando apenas 3hs de luz para a gente remar até a Pinheira.

O vento sul/sudeste estava na casa dos 30, 35km/h e pegava a gente, por vezes, meio que na lateral, tirando o equilibrio. Além disso, a ondulação de sul estava entrando forte, mas ainda não estava alinhada, deixando o mar muito mexido. Logo percebemos que não iria dar tempo de chegar na Pinheira, pois há 3km da costa, as condições eram extremas para remar e não estavamos com velocidade suficiente para vencer a distância até o destino. Mudamos os planos e resolvemos sair na guarda, 3 km antes, mas alguns problemas nos aguardavam: pescadores e o swell de sul, que fecha o canal na Guarda. Para piorar, não sabíamos que tamanho estavam as ondas na praia. No caso de sair na Pinheira, não teríamos estes problemas, pois lá não entra nenhum swell, é uma praia portegida e sem os temidos pescadores da Guarda.

A tensão foi aumentando a medida que nos aproximávamos do costão, pois as ondas batiam com força nas pedras, fechando o canal e mais de uma dúzia de pescadores nos observavam. Depois de um grande esforço, 2h30 de remada e já com muita pouca luz, chegamos até o line up da Guarda, que já apresentava um metrão de onda, com o canal fechado. A galera no costão gritava a cada onda que entrava e depois de aguardar o momento certo, remamos entre duas séries e saímos sem maiores problemas. Remamos pelo rio até um ponto onde saímos com segurança da água para aguardamos nosso resgate.

A experiência foi alucinente".

Palavras de Felipe Goettems

Chuvas revelam vestígios históricos no Morro do Índio

Por Luciana Barreto Fortuna





Pesca da Tainha na Ferrugem

As fotos de Luciana Fortuna mostram um pouquinho da pesca da tainha que está sendo feita na Praia da Ferrugem. Vale a pena aparecer por lá e acompanhar o surf e a lida dos pescadores. Uma tainha fresquinha, assada na brasa em uma noite de lua em Garopaba é uma daquelas coisas que não tem preço. Fica a dica.






domingo, 13 de junho de 2010

Praia da Ferrugem, domingo, 13/06/2010

Com vento nordeste moderado e com ondas de quase dois metros na maioria dos picos de Garopaba e Imbituba, a melhor pedida foi encarar o surf na Praia da Ferrugem, que apresentava boas ondas e um clima bem gostoso no cantinho norte. Mais uma bela tarde junina de Garopaba.













Pra frente Brasil, Salve a Seleção...

O surfista aí da foto resolveu fazer uma homenagem a nossa seleção e apareceu hoje a tarde, na Ferrugem, para encarar o surf com a camiseta da nossa seleção brasileira. Risadas a parte, na areia a galera vibrava a cada onda do nosso "camisa 10". Cada manobra era comemorada como um gol. E nas vacas mais fortes (tinha um metro e meio quase 2 metros na série) era pênalti!! Apesar do frio que o sujeito deve ter passado, a homenagem foi justa e rendeu ótimas risadas. Pra frente Brasil!!




Apareceu!



Depois de passados 40 dias de tempo instável, onde uma sequência de ressacas e de altas marés deixaram a Praia Central de Garopaba sem a sua tradicional faixa de areia, enfim hoje reapareceu a nossa praia. Levemente modificada, com suas dunas cavocadas pelo mar e com alguns prejuízos nas construções que estão à beira-mar. Mas novamente podemos caminhar pela praia de Garopaba, que está com sua areia lisa como asfalto.

quinta-feira, 10 de junho de 2010