segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ressaca derruba tradicional escola de surf de Garopaba

O mês de maio continua intenso aqui em Garopaba. Depois de toda a chuva, das ressacas e das ossadas de baleia que apareceram na praia, hoje tivemos a queda de uma das maiores e mais tradicionais escolas de surf do país, a Vento Sul. A estrutura acabou caindo devido a intensidade das ondas que bateram sem parar no paredão de pedras até que a escola não aguentou mais e caiu.

A Escola de Surf Vento Sul foi palco de muitos eventos esportivos, de Projetos Sociais e local de disseminação de conhecimento e informação. Mais de 4.000 pessoas aprenderam a surfar na Vento Sul, um dos mais badalados pontos da Praia Central de Garopaba. Ver a escola de surf cair, ver a placa da escola ir até o outside, pegar uma onda e voltar denovo em direção a praia, tudo isso assustou bastante e nos fez refletir sobre a força e a proximidade do mar.

As ondas batiam com força no muro da Vento Sul desde a manhã da segunda-feira. Perto do meio dia, a estrutura da escola começou a estalar. As três da tarde, o mirante da escola se desprendeu e inclinou em direção ao mar. Logo depois foi o telhado do bar caiu. A cena triste durou até as 19:30 quando a casa literalmente caiu.

Força ao pessoal da Vento Sul. A comunidade entende a grandeza da escola e a sua importância na história da cidade e na história de muitas crianças e famílias de todo o Brasil, e até do exterior, que aprenderam a surfar com as aulas da Vento Sul e do Professor Chico Prieto.

As ondas quebravam bem próximas da praia, quase em cima do muro.
Grandes buracos foram abertos pela força das ondas e os gramados e as dunas da Praia Central foram afetados.
Marcelo Prieto fotografando a queda da escola

Primeiro desprendeu o mirante da escola...
...depois o teto do Açaí despencou...





As 19:00hs a Escola não aguentou mais a força do mar e acabou caindo, para a tristeza geral da comunidade de Garopaba.



domingo, 30 de maio de 2010

Ressaca o mar revela antigo cemitério de baleias


A sequência de 05 ressacas que atingiram o litoral catarinense durante os meses de abril e maio, mexeu com as areias e com a história de Garopaba, ao revelar um verdadeiro cemitério de baleias no centro da Praia Central de Garopaba. Desenterradas pelas fortes ondas de maio, cerca de 10 carcaças de baleia apareceram na beira da praia, causando a admiração de todos.

Segundo pescadores antigos, muitas famílias nem lembravam mais dessas baleias. “Antigamente mal dava para vir à praia, tamanho o fedor de baleia morta”, dizia o pescador Paulinho. Muitas baleias foram mortas aqui na cidade até a década de 70, quando felizmente foi decretada a proibição da caça à baleia,. Hoje Garopaba é uma cidade referência para quem busca acompanhar a Baleia Franca, espécie que procura nossas águas para o acasalamento e a amamentação dos filhotes que aqui nascem. As ossadas que hoje apareceram, me fizeram pensar na quantidade de baleias que foram mortas aqui nas praias de Garopaba.



Algumas ossadas, como essas da foto, foram retiradas do mar e estão sob o calçadão. Outras tantas ainda estão dentro d’água.

A foto acima foi tirada pelo Sérgio Saraiva, do GaropabaOnLine, no momento em que as cabeças de baleia apareceram na praia.
http://www.garopabaonline.com.br/cn_notgrb/notgrb_principal.php?codigo=1028









quinta-feira, 27 de maio de 2010

Allan Mesquita na Pista da Sul Nativo

O skatista profissional Allan Mesquita passou por Garopaba e aproveitou o final de tarde para fazer uma session de skate da Pista da Sul Nativo. Quem esteve no local pode comprovar o talento do skatista e a nova pintura da pista.




Sessão Surf

O surfista e videomaker Rodrigo Couto, o Cabelinho, vem fazendo de tudo para movimentar a cena do surf aqui na região. Cabelinho vem competindo, auxiliando nos treinos de Yuri Gonçalves e também acumulando a função de videomaker oficial da Garobaba. Os dois vídeos abaixo (o primeiro do próprio Cabelinho), mostram um pouco do surf da galera local de Garopaba. Maderada Boa!

Rodrigo Couto - Sintonia Fina


Thales Marx - In Perspective

Maio, mês das chuvas

O mês de maio foi marcado pela grande quantidade de chuva e pelas grandes ondas, que deixaram nosso mar de ressaca e nossas praias quase sem suas faixas de areia. Mas não pense que estava ruim não, entre os momentos de sol e de chuva, brilharam os arco-íris, as boas ondas para os surfistas, o céu bem azul do outono e os golfinhos atrás das tainhas. O silêncio do inverno e a tranquilidade cotidiana da Garopaba imperam, fazendo da nossa cidade um verdadeiro paraíso do outono catarinense.


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Welcome!


E aqui, com esse arco-íris depois de uma chuva do mês de maio, começa o Portal da Garopaba, um Blog que surge para falar das coisas boas e importantes de Garopaba e também para mostrar a natureza, o esporte e a qualidade de vida dessa maravilhosa cidade. Sejam Bem-Vindos!